Moinho para Amêndoas: Castanha de Caju, Castanha do Pará, Nibs de Cacau

Publicado: 26/02/2018

Ótima solução para quem deseja produzir pasta de castanha do pará, castanha de caju e chocolate. Comece a empreender na sua própria casa!

Como fazer pasta de castanha de caju ou pará?

Como produzir chocolate a partir da amêndoa de cacau?

Muitos que chegaram a este texto foi porque tentaram moer amêndoas oleaginosas, que contém óleo, nos moedores comuns. Acharam a mesma dificuldade, o emperramento das lâminas logo no começo do processo devido a sua gordura natural. Para moer este tipo de amêndoas é necessário um moinho de pedra especializado chamado de melanger: são dois rolos de pedras de granito que deslizam circularmente sobre outro, seu atrito e a pressão entre as pedras diminuem a granulometria das amêndoas chegando a uma textura única. Todo este processo ocorre constantemente sem emperrar, já que aqui o óleo natural funciona como lubrificante, diminuindo o atrito das pedras. Ao contrário da moagem do café, por exemplo, qualquer gordura neste processo vai acumulando atrás das lâminas até parar de girar.

Compre o Melanger Spectra 11 aqui!

Com Melanger Spectra 11 conseguiria fazer uma ótima pasta de castanha de caju e pará, podendo até acrescentar qualquer outro ingrediente na mistura, como o modismo do whey prontein por exemplo, desde que o ingrediente seja desidratado já que óleo e água não se misturam. Inclusive é quase uma obrigatoriedade que aqui não entre líquidos, podendo ser acrescidos no máximo outros óleos. Nesta moagem quem pode emperrar e danificar a máquina é a água, já que teria uma aglutinação por causa do óleo/manteiga na massa até parar os rolos de granito. Com o nibs de cacau conseguiria chegar no chocolate 100% ou de qualquer percentual, adicionando outros ingredientes como o leite em pó, vegetal ou convencional. Este melanger consegue ficar ligado por 32 horas o que é ideal para o processo de chocolate chamado de conchagem: revirar o chocolate por longo período para diminuir seu sabor amargo. Os melhores chocolates do mundo usam este tipo de moinho e seu processo é conhecido como “from bean to bar” (da amêndoa até a barra de chocolate). O nibs de cacau nada mais é que a amêndoa do cacau quebrada e sem casca, justificando o nome do processo.

O que está esperando para começar a empreender com este excelente moinho de baixo custo?

Voltar
Contato:
(71) 3366-1897

Cadastre seu email e receba nossos maiores descontos